Quarto de hora do mês de Junho de 2014



Quarto de hora do mês de Junho de 2014
Tema: Sagrado Coração de Jesus

Introdução:

          No Quarto de Hora do mês de Junho, teremos a oportunidade de reflectirmos sobre o Sagrado Coração de Jesus. Unamo-nos Àquele que nos ama infinitamente e peçamos-Lhe o permisso de entrar no seu amabilíssimo coração, manso e humilde. Pois pela fé, entraremos e habitaremos no  Coração  de Jesus. Na linguagem bíblica, o "coração" indica o centro da pessoa, a sede dos seus sentimentos e das suas intenções. No coração do Cristo Redentor nós adoramos o amor de Deus pela humanidade. E peçamos como fruto desta oração a graça de imitar as virtudes de Jesus de mansidão e humildade.
Encontro orante:
      I.          Escolhe uma posição: Escolhe a posição que se sente melhor para estar a sós com que sabemos que nos ama.
    II.          Invocação ao Espírito Santo (Padre Fábio de Melo)
  III.         




 Texto: Mt 11,28-30
“ Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e aliviar-vos-ei. Tomai sobre mim o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração, e achareis alívio para as vossas almas, pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve».
  IV.          Pe. Henrique:
Um mês na Escola Do Sagrado Coração de Jesus
(Escritos de Don Enrique de Ossó y Cervelló pag 598)
Humildade do Coração de Jesus

“A humildade é a virtude característica do Coração de Jesus a razão que apresenta para que aprendamos d´Ele é porque é manso e humilde de Coração. Desta maneira ninguém pode pôr-se como mestre e modelo dos demais. E é porque como o mesmo Jesus disse a Santa Madre Teresa de Jesus, a humildade é a verdade, e andar em verdade é a mesma coisa que andar em humildade. Como Deus não a Verdade só mas o Deus da Verdade, por isso ama tanto a humildade e nada nem ninguém lhe pode agradar se não vai acompanhando da verdade ou seja da humildade. Assim o Coração de Jesus amou tanto esta virtude sobre todas as outras virtudes.”
Canto: Ó Sagrado Coração de Jesus. (P. Zezinho)
Meditação: Lê os textos propostos e repete várias vezes no teu coração as expressões que mais te causaram impacto, depois confronta com a tua vida. Que lugar Jesus manso e humilde ocupa na tua vida? Como o Amas? Somos chamados a ser testemunhas desse amor. Como tenho amado o meu próximo? Sou capaz de acolher os necessitados e excluídos que me rodeiam? E os devolvo a dignidade de pessoa querida e amada por Deus?
Escuta: Escuta-O dizer-te ao coração «Vinde a Mim, tu que estás cansada(o) e oprimida (o), e aliviar- te- ei. Toma sobre mim o Meu jugo, e aprende de Mim, que Sou manso e humilde de coração.»

Contemplação: Contempla Jesus e pede-lhe para imitares as suas virtudes.
Expressa o que sentes: louva, agradece, pede perdão, formula propósitos, entoa cânticos de louvor e …
Compromisso: Sagrado Coração de Jesus, Tu que és manso e humilde de coração, ensinai-me a te amar e ser instrumento das Tuas mãos para testemunhar tão grande amor a toda humanidade, sendo cristão autêntico no próprio ambiente, conformando toda minha vida com a de Jesus. Faz- me, ó Jesus, manso e humilde de coração.
 Terminamos com a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso