Cuarto de Hora mes de Octubre (En portugués)




Tema: Com Teresa aprendo a viver a vida de intimidade com Jesus

Introdução
  Neste mês em que toda Família teresiana se une para festejarmos a nossa padroeira, rendendo graças a Deus por tudo quanto recebemos por intercessão da nossa carinhosa mãe. O Quarto de Hora de oração deste mês é dedicado a S. Teresa de Jesus, mulher de oração e de fé, que procurou viver do encontro fecundo na maior intimidade com Deus. Ela buscou - O com todo o afecto da sua alma. Procurava estar sempre com Ele na maior intimidade espiritual. Disto, resultou o que ela mesma chamou: «trato de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama». A oração em S.Teresa de Jesus tem a dimensão de Auto transcendência teocêntrica, pois ela reconhece que a sua vida só tem razão de ser estando unida a DEUS, afirmando: «Quem a Deus tem, nada lhe falta, só Deus basta». Em tudo ela buscava a vontade de Deus. Teresa descobriu a Deus, através da sua experiência de fé, vida de oração contínua, renúncias, vida de ascese, humildade e entrega total ao serviço do reino. Todos nós teresian@s estamos chamad@s a viver a vida de fé e de intimidade com Deus nosso Pai e Senhor.
Encontro orante:
      I.          Escolhe uma posição que lhe permita estar mais cómoda possível e estar a sós com quem sabemos que nos ama.
  II.          Invocação ao Espírito santo:
Espírito Santo de Deus, amor que procede do Pai e do Filho, com Eles sois adorado e glorificado! Eu Vos reconheço, Vos adoro e Vos amo, como meu Deus, meu Criador e Santificador! Vós sois o Espírito da Verdade, do Amor e da Santidade, que vivificais o mundo. Iluminai-nos com a Vossa Verdade, inflamai-nos com a Vossa graça. Vós sois o doador de todos os dons.
Renovai a face da terra, sedenta da Vossa Verdade e do Vosso Amor. A fonte de toda a consolação, o princípio de todas as graças e dons.
Resplandeça uma vez mais a Vossa infinita misericórdia e amor. Espírito Santo de Deus, Pai bondoso dos pobres, santificai o mundo sociedade actual que não vos conhece, nem vos quer conhecer…
Vinde, ó Pai dos pobres a minha alma que tanto vos ama e deseja receber- Vos! Desafogai o meu coração, de toda a criatura e enchei-me do vosso amor e dos Vossos dons, para que com o Pai e o Filho vos glorifique agora e sempre. Amem. (Henrique de Ossó)
III.          Silêncio:  
IV.          Canto: El Alma Es de Cristal https://www.youtube.com/watch?v=l7qyBuUjDdA


   V.          Textos:

VI.          Livro da Vida cap 23,2
“ Começando a fugir das ocasiões e a dar-me mais tempo à oração, começou o Senhor a fazer-me as mercês, como quem desejava, segundo parecia que eu as quisesse receber. Começou a sua Majestade a dar-me muito de ordinário, oração de quietude e muitas vezes a de união que durava muito tempo. Comecei a temer, pois era
tão grande o deleite e a suavidade que sentia e muitas vezes sem poder evitar que, por outra parte, visse em mim uma grande segurança de que aquilo era Deus, em especial quando estava em oração e que saía dela muito melhorada e com mais fortaleza”.


VII.          Fil.1,20
“Segundo o anseio e a esperança que tenho de que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo - do que tenho toda a certeza -, quer pela vida, quer pela morte, porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”.

VIII.          Meditação: Lê os textos quantas vezes for necessário. Em seguida convida S. Teresa para conversar e partilharem a experiência de vida, o desejo da conversão e viver na intimidade com Jesus. Peça-lhe para te explicar como ela conseguiu fugir das ocasiões que a levava ao pecado e a dedicar mais tempo a oração.   

IX.          Contemplação: deixa que o Espírito de Deus actue em si, e agradece, louva, pede perdão e contempla os benefícios recebidos das mãos de Deus.

   X.          Compromisso: Quero viver a vida de intimidade com a Santíssima Trindade. Nas vossas mãos entrego o meu nada, a minha pequenez confiante que vós me amparareis e fareis de mim a vossa criatura nova e amada.

Oração: Senhor, que por meio de S. Teresa de Ávila, inspirada pelo Espírito Santo, manifestaste à Igreja o caminho da perfeição, concede-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade de Espírito Santo. Amém  

Elza Jessica, STJ